Carlos Eduardo Sousa
13 dez

Vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais…

São denominados “vinho orgânico” os vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico. Em outras palavras, não são utilizados os ditos “agrotóxicos”, utiliza a própria natureza e sua biodiversidade no controle de pragas.

O que é vinho orgânico?

 São denominados “vinho orgânico” os vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico, advindos de vinhedos em que não são aplicados herbicidas, fungicidas, pesticidas ou fertilizantes que consiste em utilizar apenas produtos naturais contra pragas. Em outras palavras, não são utilizados os ditos “agrotóxicos”, utiliza a própria natureza e sua biodiversidade no controle de pragas.

A viticultura orgânica surge  no contexto de preocupação com o meio ambiente e com a saúde dos trabalhadores do vinhedo ou da adega e, como também com o público consumidor. Mas para ser considerado orgânico, o vinho precisa ser certificado por alguma agência regulamentadora que segue os padrões mínimos estabelecidos no país onde o vinho será comercializado.

No entanto, ainda é permitido, o uso de leveduras selecionadas e o conservante dióxido de enxofre, sendo esse último em quantidades moderadas se comparados à vinicultura tradicional

O processo de cultivo de um vinho orgânico é idêntico ao de um vinho comum, o que os diferencia um do outro é a pureza e a integridade da matéria prima.

O que é vinho biodinâmico?

 Todo vinho biodinâmico é orgânico, mas nem todo orgânico é biodinâmico. Isso porque a biodinâmica parte do cultivo orgânico dos vinhedos, mas vai além disso, comtempla um aprofundamento da agricultura orgânica, agregando conceitos somados ao cosmo e a astrologia, apoia-se na antroposofia, ou seja, no conhecimento ancestral aplicado, e que acredita na sinergia entre todo o cosmo que cerca o vinhedo (desde o solo até a lua).

A filosofia de viticultura biodinâmica é baseada no trabalho do Rudolf Steiner (1861-1925) e sobre tudo olha para o vinhedo como um sistema vivo e interconectado

Os produtores biodinâmicos utilizam de técnicas ancestrais nos vinhedos, o que equilibra as plantações e gera uvas de melhor qualidade, como por exemplo o cultivo da videira leva em conta as fases da lua, as estações do ano e os ritmos da natureza para determinar os momentos mais adequados para o plantio, poda e colheita . Os produtos utilizados contra pragas são todos naturais, como camomila, estrume e quartzo, e não se utiliza tratores e sim cavalos, para não compactar o solo. Biodinâmica permite uso de sulfuroso e cobre como fungicidas.

Para reconhecer se um vinho é orgânico ou biodinâmico, aconselha-se ficar de olho em algumas certificações. No Brasil, a certificação mais famosa é a Orgânico Brasil, que diversas vinícolas já possuem. Já internacionalmente, as mais famosas são IMO, para os vinhos orgânicos, e Demeter, para os  biodinâmicos.

Existem, no entanto, muitos produtores pequenos que fazem seus vinhos seguindo esses métodos de cultivo e são capazes de produzir vinhos espetaculares, mesmo sem ter nenhuma certificação. Porém ainda seria importante buscar referências de cada produtor.

 O que é vinho natural?

Para entender bem o que são os vinhos naturais, é importante saber que não existe um órgão oficial que regulamenta esse de estilo de vinho, portanto a idéia  é marcada pela ideologia do produtor.  O conceito dos “vinhos naturais” fala não apenas de agricultura, mas também de enologia. Evitam práticas como correção de acidez, micro-oxigenação, ou adicionar qualquer produto ao vinho, como aditivos para cor e aromas, leveduras, açúcar e principalmente conservantes, os sulfitos.

Existem motivos principais para que um produtor decida produzir um vinho de forma natural: por expressarem com pureza o terroir por uma preocupação com a saúde de quem vai consumir o vinho (já é conhecido que o sulfito em excesso, por exemplo, pode ser cancerígeno). Uma coisa é certa: “é possível fazer um vinho ruim com uvas boas, mas não há maneira de se fazer um vinho bom com uvas ruins” a afirmação é perfeita à respeito aos vinhos naturais.

Compartilhar com:


Deixe uma resposta

Entre com seu perfil social



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Seu Carrinho